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Dicas de Liderança | O que fazer (ou não) para ser um líder de sucesso

Em 22 de agosto de 2018

Liderar pessoas não é uma tarefa fácil e nem sempre nascemos com o dom para tal, mas é possível estudar técnicas e desenvolver habilidades específicas que encurtam o caminho dessa jornada. Assim, reunimos algumas dicas que podem ajudar quem está em busca de uma liderança de sucesso. Confira:

 

O QUE FAZER?

Cheerful leader drinking coffee and analyzing partners offer. Man in tie holding white mug and papers, his partners negotiating in background. Partnership and meeting concept

  • Tenha sempre disposição para ajudar e paciência para escutar. Orientar sempre a equipe e colocar-se à disposição fazem toda a diferença no ambiente de trabalho.
  • Motive sempre seus funcionários. Uma equipe estimulada e empenhada gera bons esforços e melhores resultados.
  • Aceite sempre sugestões e dê feedbacks. É fundamental que a equipe se sinta importante e ouvida no ambiente. Dar sempre um retorno de novas ideias e propostas incentivam ainda mais os funcionários a correrem atrás do novo.
  • Entenda o perfil de cada um de sua equipe. Lembre-se que acima de tudo está lidando com pessoas e sentimentos e que existem formas diferentes de tratar cada um. Sempre com muito respeito e atenção. Para cada um existe uma tarefa e um desafio diferente.
  • Seja sempre o exemplo. Chegue a hora, respeite os prazos, fale com educação e trate todos com respeito. Quanto mais correto for, mais admiração e confiança da equipe terá.
  • Converse sempre com a sua equipe e descubra o que ela espera de você. As vezes exigem uma constante atualização profissional, reuniões mais frequentes, feedbacks mais claros, desafios maiores, e assim por diante.
  • Mantenha sempre a postura de líder. Saiba conduzir a equipe com imparcialidade e cobre justamente as demandas para que todos cheguem no resultado esperado.
  • Estipule sempre novas metas e objetivos e lembre-se sempre se reconhecer os ótimos desempenhos. Através de premiações e promoções você pode conquistar ainda mais a confiança e dedicação de seus colaboradores.

 

O QUE NÃO FAZER?

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  • Nunca critique alguém da sua equipe em público. Chame sempre pra conversar e explique o que está acontecendo. A exposição pode ser constrangedora.
  • Não pegue as funções que delegou à alguém para si. A pessoa tem que ter espaço para realizar a tarefa demandada. Caso esteja com dificuldade pode ajudá-la a realizar, mas tomar para si fará com que a pessoa não aprenda e muitas vezes sobrecarregue o líder.
  • Não se diriga aos colaboradores apenas para cobrar ou criticar. Saiba elogiar e reconhecer o trabalho feito sempre.
  • Lembre-se que cada colaborador tem um estilo de gestão com qualidades e habilidades diferentes. Não trate-os como um só e não automatize o jeito de tratá-los.
  • Não seja também o líder bonzinho que compactua com tudo e com todos. Saiba se posicionar diante das situações. Seja flexível, porém com a autoridade necessária.
  • Nunca exija mais do que a sua equipe possa lhe dar. Metas impossíveis de serem atingidas ou cobranças excessivas só trazem uma sobrecarga desnecessária e o não cumprimento das tarefas.
  • Saiba que um bom salário não é a única motivação de uma equipe. Qualidade de vida, desafios profissionais, cursos de capacitação e outras ofertas agregam valor ao serviço prestado.
  • Evite perder o equilíbrio emocional. Sabemos que o líder também é humano, porém deve estar mais preparado que os demais para lidar com situações de estresse e conflito. Mantenha a calma, respire fundo e tome a frente da situação.
  • Não esqueça que seus colaboradores possuem uma vida pessoal. Aliás, você também! Lembre-se de valorizar sempre seus amigos e familiares.
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